sábado, 5 de abril de 2008

Estreia de "A Birra do Morto"


Integrada no programa PT- Paredes com teatro, o Grupo “Os Expansivos de Lordelo”, levou à cena, no passado sábado, a peça “A Birra do Morto”, no palco do Salão Paroquial da cidade.
Cerca de 16 actores, deram corpo a esta “farsa trágica” com grande potencial cómico. Encenada por Inês Leite, a peça, em estreia absoluta, prendeu a atenção do numeroso público que encheu, por completo o salão paroquial de Lordelo.
Esta peça, uma adaptação do texto de Vicente Sanches, é uma daquelas obras com muito de real. Tenta mostrar um pouco da nossa sociedade: a limitação do ser humano perante a morte e, simultaneamente, caricaturar a hipocrisia da sociedade num funeral. A trama gira em torno de um morto que se recusa a ser enterrado, desprezando todos os argumentos que as outras personagens (o médico, a viúva, o dono da Agência Funerária, etc.) lhe apresentam. O morto, para além de sofrer de claustrofobia e de ter medo de fantasmas, tem sérias dúvidas sobre as causas das posições estranhas em que por vezes os esqueletos são encontrados. Subjugado pelos agentes da Guarda Nacional Republicana, é forçado a deitar-se no caixão. Sendo-lhe concedido despedir-se da viúva, tenta convencê-la a acompanhá-lo, alegando não gostar de dormir sozinho. Finalmente têm lugar as cerimónias fúnebres, depois de o caixão ser fechado à força pelos soldados.
No final, ficou bem patente a satisfação da plateia que aplaudiu, incansavelmente a brilhante prestação dos actores em palco.
A peça voltará a subir aos palcos nos dias: 20 de Abril, em Beire, 03 de Maio em Baltar, 18 de Maio em Rebordosa e 31 de Maio em Sobrosa.






Clube Amigos da Petanca apura uma equipa para Campeonato Nacional



Disputou-se no passado dia 16 de Março, no arraial de S. Roque, a última eliminatória, (de um total de três), para apuramento das equipas que iriam disputar o campeonato nacional na variante doublete. Esta eliminatória contou com a presença de 32 equipas, de um raio geográfico compreendido entre Fafe e Grândola, sendo que no final apenas 6 dessas equipas ficariam apuradas.
De realçar, que entre os apurados se encontra uma equipa do Clube Amigos da Petanca, constituída por António Silva e Manuel Jorge.
Entre as seis equipas “finalistas”, foi ainda disputado o título de Campeão Regional Doublete da Associação de Petanca da Zona Centro, título este que foi alcançado pela equipa Clube Petanca de S. Pedro do Estoril, contituída por Sérgio Reis e Augusto Fonseca.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

ETAR de Paços de Ferreira continua a não funcionar

Mais uma vez, a ETAR situada na freguesia de Arreigada, concelho de Paços de Ferreira, fez descargas para o leito do Rio Ferreira, deixando-o num estado deplorável. Tal ocorrência foi presenciada por dezenas de pessoas que se deslocaram ao local. Esta é uma situação lamentável, mas que já não é nova, tendo inclusive a Junta de freguesia de Lordelo, instaurado um processo contra aquela ETAR, junto do Ministério Público, sem que sortisse qualquer efeito.
A revolta da população é grande, visto que estes despejos no leito do rio , a céu aberto, têm provocado cheiros nauseabundos, contaminação das águas e consequente mortandade de centenas de peixes e outras situações anómalas.
Toda esta situação, está ainda a colocar em risco a saúde do futuro parque fluvial do Rio Ferreira, ainda em construção, e que contemplará zonas de lazer, desportivas e parques de merendas.
Muito recentemente, o presidente da junta de freguesia de Lordelo, enviou um ofício ao presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Pedro Pinto, alertando-o para toda esta situação, esperando que sejam tomadas medidas no sentido de rectificar tais acontecimentos. Caso tal não suceda, a população de Lordelo promete não ficar parada, manifestando-se junto à Câmara Municipal do concelho vizinho.

Futuro posto da GNR de Lordelo

Deslocou-se à cidade de Lordelo, no passado dia 22 de Fevereiro, uma equipa chefiada pelo Director Geral da Protecção Civil, fazendo-se acompanhar pela Sra. Governadora Civil e elementos da GNR, no sentido de “in loco”, verificarem as condições do terreno disponível para o futuro quartel desta força policial.
Fazendo-se acompanhar pelo Sr. presidente da Junta, Joaquim Mota, e pelo Sr. presidente da Câmara, Celso Ferreira, visitaram também, o actual posto da GNR, o qual não oferece o mínimo de condições. Tanto o quanto foi dado a saber, o novo posto ficará situado muito próximo do parque fluvial do Rio Ferreira, tendo a autarquia disponibilizado uma área de 2500m2, para a construção do mesmo.

Concerto de Páscoa do Orfeão A Lord

Como já vem sendo hábito, realizou-se uma vez mais o concerto de Páscoa, apresentado pelo orfeão A Lord e acompanhado por um quarteto de cordas. O mesmo teve lugar na noite do passado dia 21 de Março, na igreja paroquial de Lordelo, tendo a duração de cerca de uma hora.
A organização esteve a cabo da fundação A Lord, sendo que, no show, se incluíram duas dezenas de músicas, em volta do tema do espectáculo, isto sob a presença de muito público, que superou as expectativas.


Via-Sacra a Meda

Como já é tradição em Lordelo, realizou-se este ano mais uma via-sacra a Meda na tarde do dia 16 de Março, domingo de Ramos. A saída, como habitualmente, é de Parteira, local onde se encontra a 1ª Cruz. O percurso é constituído pelas 14 cruzes espalhadas pela subida até ao cruzeiro de Meda onde termina. Foram muitas as pessoas que participaram nesta “cerimónia”, por fé, promessa ou por gosto.


Exposição de Escultura de Agostinho Moreira


A Fundação A Lord, em colaboração com a Galeria Inter-Atrium, encontram-se a exibir uma exposição de escultura, com peças do prestigiado artista brasileiro Agostinho Moreira.
O evento com lugar na sede da Fundação, desde o dia 18 de Fevereiro e até 14 de Abril, é uma oportunidade única de sensibilização pela expressão, pela sensualidade e pelo movimento que Agostinho Moreira confere aos seus blocos de mármore, transportando-os para além do real.

Dia Mundial da Protecção Civil

O pelouro da Protecção Civil da Câmara Municipal de Paredes assinalou, no passado dia 7 de Março, o Dia Internacional da Protecção Civil. O palco escolhido foi o Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, e a iniciativa reuniu cerca de 800 crianças das escolas do ensino básico e jardins-de-infância e jovens das escolas EB 2,3 e Secundárias do concelho.
Várias personalidades reuniram-se em torno da protecção civil. O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, a vereadora responsável pelo pelouro de Protecção Civil da autarquia paredense, Raquel Moreira da Silva; o comandante Distrital de Operações de Socorro, coronel António Leite; o comandante Gomes da Costa, da Liga Portuguesa de Bombeiros; a representante da Direcção Regional de Educação do Norte, Rosa Maia; os responsáveis pelas corporações de bombeiros do concelho, pela GNR, Polícia Municipal, Protecção Civil e pelas Juntas de Freguesia de Lordelo, Rebordosa, Astromil, Duas Igrejas e Recarei associaram-se às comemorações.O presidente da Câmara Municipal, Celso Ferreira, lançou vários apelos aos mais pequenos. “O futuro faz-se convosco. Ajudem-nos para que o nosso concelho não arda. Ajudem-nos a ter um concelho mais verde, mais bonito. Sem vós não conseguimos ir a lado nenhum. Uma melhor qualidade de vida depende de todos”. Os mais pequenos, que ocupavam as bancadas do pavilhão Rota dos Móveis, aplaudiram e agradeceram a iniciativa que teve início com fogo de artifício e largada de balões. Seguiu-se uma demonstração de procedimentos de actuação em situações de emergência, pelos Cadetes dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa; canções, dança, dramatização, coreografias, teatro e um simulacro de incêndio levados a cabo pelos alunos dos diversos estabelecimentos de ensino do concelho.
Como não poderia deixar de ser, Lordelo também esteve representado pelos Jardins de Infância de Soutelo e Moinhos que trabalharam em prol desta iniciativa, brindando o público presente com as suas actuações.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você